top of page

Nosso Tour em Évora

Foto do escritor: Fabio RamosFabio Ramos

Atualizado: 12 de jun. de 2024

Que Portugal é um país cheio de histórias para contar, todo mundo sabe. Por isso, no tour de hoje, te levaremos a um pequeno passeio por Évora, uma das mais antigas cidades portuguesas. Entre ruas estreitas, praças muito iluminadas e arquiteturas distintas, que comece nossa viagem.


A cidade está localizada a mais ou menos 1h30 de Lisboa, na região do Alentejo, no centro-sul de Portugal. As influências que hoje vemos na cidade são decorrentes de todos os povos que por lá passaram. Já foi cidade romana, dominada por visigodos muitos anos depois, muçulmanos ali, também, aperfeiçoaram as fortificações. Depois de muito tempo, finalmente integrada ao reino português graças à reconquista cristã alcança sua época de ouro, com grandes feitos arquitetônicos, sendo a uma das cidades mais importantes da monarquia. Suas ruas têm tanto para contar, só devemos começar a ouvir.

Vamos a uma viagem cronológica pela história portuguesa? Para isso, começamos pelo Cromeleque dos Almendres, a poucos quilômetros de Évora. Ele é considerado o maior conjunto megalítico (grandes pedras) da Península Ibérica e data do período antes de Cristo. O Cromeleque foi descoberto apenas nos anos 1960 pelo arqueólogo Henrique Pina e é uma bela viagem no tempo. A imaginação corre solta ao pensarmos em como estas civilizações pré-históricas viviam e por quais motivos as pedras foram dispostas da maneira como se encontram hoje.


Algum tempo depois, ao finalmente chegar à cidade, nossa primeira parada será pelo cartão postal de Évora: O Templo Romano, também conhecido como Templo de Diana. As ruínas datam do século I, provavelmente em homenagem ao Imperador Augusto, que estava no poder durante a época. Por entre as 14 colunas do monumento, é possível ver um pôr do sol ou, até mesmo amanhecer, incrivelmente belo.



Depois desta experiência, que tal conhecer a maior catedral medieval de Portugal? Sejam bem-vindos à Basílica Sé de Nossa Senhora da Assunção ou, simplesmente, Catedral de Évora. Dedicada à Santa Maria, o início de sua construção data de 1186, ficando pronta apenas em 1250. Sua arquitetura remonta além do estilo gótico, uma junção de outros períodos artísticos, graças às melhorias feitas nos séculos XV e XVI. Conhecer a “proteção da cidade” é parada obrigatória.




Indo de fato ao centro da cidade, daremos uma passada pela Praça do Giraldo, afinal, parafraseando a célebre frase do Império Romano: “todos os caminhos levam à Praça do Giraldo”. Sua criação provém de uma homenagem a Geraldo Geraldes, que conquistou Évora dos mouros em 1167. Do chão aos monumentos erguidos ali, tudo tem muita importância para o passado da cidade. Observe e aprenda!


Depois de passar por ali, você poderá visitar a Capela dos Ossos, a mais macabra atração portuguesa. Ir a Portugal, um país com uma forte herança católica, e não visitar seus marcos religiosos seria quase um pecado. O espaço faz parte da Igreja de São Francisco e foi construído durante a primeira metade do século XVII, por iniciativa de três frades franciscanos que buscavam provocar uma reflexão sobre a fragilidade da vida humana, bem como sua transitoriedade.




Edificada no lugar onde ficava o dormitório e a sala de reflexão dos frades franciscanos, a capela é composta por restos mortais (entre crânios e ossadas) cuidadosamente dispostos para dar um ar sombrio, demonstrando o gosto exótico do homem barroco pela necrofilia e escuridão. “Nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos”, diz a inscrição de saudação à Capela. Seja corajoso!



E, claro, para terminar nosso tour por Évora, não poderíamos deixar de falar sobre os vinhos da cidade. Visitar a Adega Cartuxa é fundamental para que você experimente os sabores da cidade. Ela está localizada a 2km da Praça do Giraldo e sua história está intimamente ligada ao local, já que era uma antiga casa de repouso jesuíta. Quase 500 anos de conhecimento acompanhado de incríveis vinhos. Ali você pode adquirir e saborear o famoso vinho Pêra-Manca, além de conhecer suas origens que remontam à Idade Média. Difícil resistir, né?


O texto está terminando, mas esse pode ser apenas o começo do seu passeio por Évora. Entre em contato por telefone ou e-mail, além de seguir nossa conta no Instagram @touristando_portugal para mais detalhes sobre o tour.


 
 
 

Comments


bottom of page