Os doces abaixo são os verdadeiros ícones da gastronomia portuguesa, na qual você não pode deixar de provar caso venha à Portugal! Pastéis de Nata: Os pastéis de nata são, sem dúvida, o doce mais icônico de Portugal. Eles surgiram no início do século XIX, criados pelos monges do Mosteiro dos Jerónimos, em Belém, Lisboa. Após a dissolução dos mosteiros, a receita foi vendida a uma refinaria de açúcar que mais tarde se tornou a famosa Fábrica dos Pastéis de Belém. O sucesso deste doce se espalhou rapidamente pelo mundo. A combinação perfeita entre a crocante massa folhada e o recheio cremoso e doce, com um leve toque de canela e açúcar em pó, faz com que seja uma sobremesa irresistível. Hoje em dia, são exportados e recriados por várias confeitarias ao redor do globo, mas os originais de Belém continuam a ser um marco gastronômico da capital portuguesa.
Ovos Moles: Os ovos moles de Aveiro têm suas raízes na doçaria conventual e são um símbolo da cidade de Aveiro. Sua origem remonta ao Mosteiro de Jesus, onde as freiras usavam as claras de ovos para engomar os seus hábitos e, com as gemas restantes, criaram essa deliciosa receita. O doce é composto basicamente por gemas de ovos, açúcar e água, resultando em um creme denso e muito doce. O recheio é envolto por uma camada de hóstia fina e muitas vezes moldado em formatos que lembram conchas e elementos marinhos, representando a forte ligação da cidade com o mar. Este doce é tradicionalmente servido em barricas de madeira decoradas.
Travesseiros de Sintra: Os travesseiros de Sintra são famosos pelo seu delicado equilíbrio entre a leveza da massa folhada e a riqueza do recheio de ovos e amêndoas. Criados pela confeitaria Piriquita, localizada no coração de Sintra, este doce é apreciado tanto por turistas quanto por locais. A massa é feita de forma a ser bem crocante por fora, enquanto o recheio é cremoso, proporcionando um contraste de texturas a cada mordida. O formato de travesseiro é o que dá nome ao doce, que tem o tamanho perfeito para acompanhar um café enquanto se aprecia a atmosfera encantadora da vila de Sintra, com seus palácios e castelos.
Queijadas de Sintra: Também típicas de Sintra, as queijadas têm uma história que remonta ao século XIII. Originalmente feitas com queijo fresco de vaca, açúcar, ovos e farinha, o doce ganhou fama rapidamente. O sabor único das queijadas de Sintra vem da mistura equilibrada de queijo fresco com um leve toque doce. As queijadas têm uma textura densa e ligeiramente úmida, e são envoltas em uma fina massa crocante. Assim como os travesseiros, as queijadas são uma excelente pedida para acompanhar um café, e muitos consideram que uma viagem a Sintra não está completa sem provar este doce tradicional.
E sempre que quiser lembre-se que pode visitar Portugal comigo! É só reservar no botão abaixo.
Comments